A carregar o formulário...
Quer aderir?
Ligamos Grátis
Como escolher o plano de saúde mais adequado

Como escolher o plano de saúde mais adequado

Procura um plano de saúde e não sabe por onde começar? A escolha do plano de saúde certo depende de muitos factores. Como sabemos que esta não é uma tarefa fácil, reunimos vários critérios para o ajudar a validar quais os pontos mais importantes nesta decisão. Assim, será mais rápido encontrar um plano de saúde com o melhor custo-benefício. Descubra os principais passos para escolher o plano de saúde certo para si.


Perguntas a serem feitas antes de escolher um plano de saúde

  1. Com que frequência você ou a sua família precisam de cuidados médicos?
  2. Tem alguma cirurgia planeada? Estas grandes despesas são algo que deve considerar ao escolher o seu plano.
  3. Tem algum médico particular que você consulta regularmente? Em caso afirmativo, certifique-se de que o médico esteja na rede do plano que escolher.
  4. Que receitas médicas você ou sua família precisam? Com que frequência precisa delas? Verifique se os medicamentos que toma regularmente são cobertos pelo plano de saúde.

Defina as suas necessidades

O primeiro passo para escolher um plano de saúde parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem-se de avaliar as suas reais necessidades. Assim, é preciso entender o que precisa em relação à cobertura, rede de prestadores, valores de reembolso e, claro, qual o preço que está disposto a pagar. Entender isso vai lhe dar uma visão mais objetiva diante de tantas opções que o mercado oferece.


Avalie qual o melhor tipo de cobertura

Quando pensa em melhor custo-benefício, é necessário avaliar qual o melhor plano de saúde para si, mas que seja o mais económico. Uma forma de fazer isso é através dos tipos de cobertura e rede credenciada. Para isso, tenha em conta quais os hospitais que costuma usar. Se quer um plano de saúde que atenda a sua região, poderá escolher um plano regional, que costumam ser mais baratos. Caso goste de viajar, um plano nacional e internacional provavelmente é o que mais terá a sua cara. Por isso, considere as modalidades e os benefícios oferecidos pelo plano e veja quais se encaixam melhor no que procura.


Conheça as empresas de planos de saúde

O próximo passo é começar a avaliar várias empresas que fornecem planos de saúde. Pode começar por avaliar a nossa oferta, no site oficial da Advantage Saúde. Para encontrar a opção certa para si, investigue os sites das empresas e veja as plataformas de reclamações e comentários sobre cada marca. Assim, fique atento para os seguintes pontos:

  • Avaliações dos planos segundo os clientes;
  • Nota da empresa em plataformas de reclamações;
  • Situação financeira da empresa que pretende contratar;
  • Confira se a empresa não está com nenhuma ação judicial.

Quanto melhor as avaliações e menores os problemas financeiros da entidade, menor a chance de surgir questões desagradáveis com o plano contratado. Nas propostas online, tenha especial atenção com aquelas que pedem informação pessoal e de contacto antes de revelar detalhes dos planos ou seguros de saúde (coberturas, redes de médicos e hospitais, preços de actos médicos) e dê preferência às que têm um telefone de contacto. Consulte as condições e peça informação por email ou, se preferir, recorra a um mediador de seguros credível.


Compare os tipos de planos de saúde

Ao comparar os planos, procure um resumo dos benefícios. As empresas geralmente fornecem no seu web site o resumo do plano que oferecem, incluindo os preços. Um diretório de provedores, que lista os médicos e clínicas que participam da rede do plano, também deve estar disponível.


Comparar as redes de provedores

Os custos são mais baixos quando você consulta um médico que faz parte da rede médica do plano de saúde, porque as entidades contratam taxas mais baixas com os provedores da sua rede. Se tem preferência por alguns médicos e deseja continuar a consultá-los, certifique-se de que estes estão nos diretórios de prestadores do plano que está a considerar. Se não tem preferência, procure um plano com uma grande rede para ter mais opções. Elimine quaisquer planos que não tenham médicos locais na rede, se possível, e aqueles com poucas opções de provedor em comparação com outros planos.


Que outros benefícios devo considerar?

Ao comparar planos de saúde, procure ferramentas e serviços úteis que podem vir sem custo adicional e ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro, além de apoiar a sua saúde.

  • Site e aplicativos para telemóvel.
  • Equipas de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Uma linha telefónica de informações de saúde para ajudar a encontrar respostas para suas perguntas médicas.
  • Programas de desconto para ajudar a economizar em produtos e serviços de saúde e bem-estar.

Subscrever um plano de saúde dependerá sempre das necessidades de cada pessoa. A idade determina em grande medida a sua compensação, bem como a realidade familiar (filhos, ascendentes seniores, etc.). O ideal é analisar as suas necessidades e concluir qual a solução mais indicada. Acima de tudo, esteja bem informado antes de tomar uma decisão.

Publicado há 2 meses

Partilhe